Você sabe qual é a melhor idade para levar as crianças no dentista? E sobre a escovação: quando os pais devem iniciar?

Essas são algumas das principais dúvidas que a família enfrenta sobre saúde bucal. Segundo a odontopediatra, dra. Bethania Ferrari, o ideal é levar os pequenos no odontopediatra antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. “A melhor idade para levar a criança seria até antes do nascimento do primeiro dente ou quando nascem os dois dentinhos do bebê”, comenta.

p>Além da ida ao dentista, a escovação também é essencial para prevenir possíveis doenças ou diminuir o impacto das enfermidades. “O quanto antes os pais levarem os filhos ao dentista, podemos observar e orientar sobre os cuidados com a saúde bucal daquela criança”.

A recomendação é que façam, no mínimo, duas escovações por dia. A falta de higiene pode acarretar em graves problemas, dentre eles a cárie e deterioração dos dentes.

COMO ESCOVAR?

Na maioria das vezes, a boca se torna um tabu para a família, pois gera um “medo” de mexer nos dentinhos. Para quebrar esse tabu, a recomendação é escovar os dentes em uma posição confortável, para quem irá fazer o procedimento consiga ver toda a boca da criança.

Isso auxilia (e muito) na escovação como também em possíveis incômodos para os bebês. Após a escovação, use o fio dental para auxiliar no melhor resultado.